UNHAS DE GEL

Filtrar

Unhas de gel: tudo o que você precisa saber para ter unhas mais longas e bonitas

 

Evolução das unhas postiças, as unhas de gel se tornaram um acessório feminino cheio de estilo e versatilidade

Não é de hoje que as unhas de gel se tornaram uma importante extensão do corpo e da personalidade feminina. Disponíveis nos mais variados modelos e formatos, as unhas postiças de gel são um dos itens mais procurados pelas mulheres nos salões de beleza, fazendo com que manicures profissionais buscassem cada vez mais uma especialização em sua aplicação e manutenção. 

O próprio mercado de cosméticos, ao perceber o potencial em termos de vendas de produtos para unhas de gel, decidiu investir neste segmento e hoje fatura milhões comercializando esmaltes, lixas e outros produtos específicos para estes tipos de unhas postiças. 

Mas, afinal de contas, qual é a história por trás do surgimento das unhas de gel? Como funciona a sua aplicação? Como preservá-las? Como remover unhas de gel? Quais as vantagens e desvantagens? As respostas para todas essas perguntas você confere nos próximos parágrafos.  

 

O que são e como surgiram as unhas de gel

A preocupação em como cuidar das unhas, surgiu há séculos atrás, no Antigo Egito. Evidências arqueológicas mostram que nesta época, as mulheres egípcias usavam unhas artificiais feitas a partir de ossos de marfim ou ouro, que serviam mais do que apenas estilo, mas também como um símbolo de status financeiro e social.

Com o passar dos séculos, as unhas postiças tiveram seus materiais aprimorados e refinados, oferecendo maior qualidade e durabilidade. 

Segundo a podóloga, manicure e pedicure Ione Nunes de Freitas Farias, 47, as primeiras unhas postiças similares às que usamos atualmente surgiram por volta dos anos 30, resultado da tendência da época em esmaltar as mãos. 

“As únicas unhas existentes na época eram de um material plástico, coladas sob as unhas naturais, e versões semelhantes são utilizadas até hoje. Na década de 60, o dentista americano Fred Slack descobriu que dava para moldá-las com a mesma resina usada nos dentes, criando assim os primeiros modelos de unhas de acrílico, também chamadas de unhas de porcelana”, explica a manicure. 

Entretanto, por não ser uma resina própria para unhas, este material químico trouxe efeitos adversos, como micoses e alergias, que comprometem a saúde da pele próxima às unhas postiças. Atualmente, devido à maior disponibilidade de recursos e materiais oferecidos por laboratórios farmacêuticos, as unhas em gel vem evoluindo e ganhando cada vez mais opções de técnicas e materiais que não comprometem as unhas naturais.

 

Como fazer unhas de gel

As unhas em gel são moldadas a partir da própria unha natural: após a aplicação do desidratador, para retirar a oleosidade das unhas, elas recebem um primer para unha de gel, que evita possíveis fungos e reforça a camada protetora da unha.

Então, aplica-se uma base de gel UV sobre sua superfície, e a partir daí, começa o processo de alongamento das unhas postiças de gel com um molde adesivo colocado sobre o próprio gel, mais conhecido como tips. As tips para unha são então lixadas, niveladas e moldadas de acordo com o formato desejado, e depois, essas extensões recebem mais uma camada final de gel.

 Entre todas as camadas de gel, as mãos são colocadas em uma cabine UV (ultravioleta), permanecendo ali por alguns minutos. A luz UV faz com que o gel seque mais rápido, firmando o formato e espessura desejados.

Todos os passos da unha em gel também podem ser aplicados somente sobre a unha natural, sem as tips para alongamento, em um processo mais conhecido como banho de gel nas unhas. Ele serve principalmente para proteger as unhas naturais, evitando a quebra e o desgaste, e com a manutenção correta, o banho de gel permite que as unhas cresçam sem a necessidade da aplicação de alongamentos.

“Além da beleza, as unhas de gel são recomendadas também para quem tem unhas quebradas, lascadas, roídas obsessivamente, curtas e vítimas de pequenos acidentes. Assim, elas se tornam boas alternativas para quem precisa estar com as mãos bem cuidadas para a véspera de um evento importante, por exemplo”, avalia a manicure. 

Para aproveitar todos os benefícios proporcionados pelas unhas em gel, é importante se atentar para a forma como estas unhas artificiais serão feitas por um profissional especializado.  

 

Cuidados e manutenção com as unhas de gel

Como qualquer outra parte do corpo humano, as unhas estão em constante processo de crescimento. Involuntariamente, isso pode causar um desnível entre as unhas naturais e as unhas de gel, e assim como as unhas naturais, as unhas postiças de gel precisam de cuidados básicos para que seu brilho, beleza e vida útil estejam sempre preservados.

Segundo Ione, para que o tempo e dinheiro investido no salão de beleza seja melhor aproveitado, existem alguns hábitos simples que as mulheres devem prestar atenção para que suas unhas de gel estejam sempre bem cuidadas e preservadas:

“Evite situações que submetam as suas unhas de gel a um grande esforço, como abrir latas de refrigerante ou embalagens de conserva. Também é importante ter especial atenção aos detergentes, produtos de limpeza e químicos fortes, que podem enfraquecer as unhas postiças de gel, fazendo com que se soltem do molde”, exemplifica Farias.

Mesmo diante de situações em que o uso desses produtos for inevitável, recomenda-se o uso de luvas para proteger as mãos e as unhas de gel. Hidratar periodicamente as cutículas também previne e evita o surgimento de problemas futuros com suas unhas postiças de gel. 

Camilo Chung Kon Kim, 45, da Casa das Unhas, também dá algumas dicas para quem acabou de fazer unhas de gel: segundo ele, mudar alguns hábitos do cotidiano faz uma enorme diferença na preservação da vida útil das unhas. “É importante ter bom senso no dia a dia. Certos movimentos com as mãos e principalmente com as unhas devem ser evitados. Na hora de apertar um botão de elevador ou pressionar qualquer outra superfície, por exemplo, use a ponta dos dedos, ao invés das unhas de gel. Assim, você evita uma pressão desnecessária sobre elas”, recomenda o empresário. 

A manutenção das unhas de gel com frequência por uma profissional também é essencial, já que ela substitui as camadas antigas e já danificadas do gel, preenche o espaço do crescimento e cria uma nova camada fortalecida de gel que protege as unhas. É recomendado que essa manutenção aconteça de 15 em 15 dias, ou de 20 em 20, dependendo da recomendação da profissional.

 

Principais produtos e ferramentas para unhas em gel

O mercado de cosméticos desenvolveu algumas soluções que auxiliam manicures profissionais tanto na aplicação quanto na remoção das unhas postiças de gel. Dentre elas podemos destacar 12 materiais básicos e necessários para a montagem de um kit unhas de gel

 

Cabine Led UV

Item primordial para uma correta e segura aplicação das unhas de gel, a cabine LED UV é responsável por endurecer e secar o gel aplicado sobre as unhas naturais, através da emissão de luz ultravioleta. Disponíveis em diferentes modelos, as cabines possuem potências que variam conforme a necessidade por mais ou menos tempo de secagem das unhas de gel.    

Tips 

As tips para unhas consistem em pequenas peças de plástico que podem variar entre tamanhos maiores ou menores, e servem como base para o alongamento em gel. Para serem ajustados de acordo com o tamanho de unha desejado, é importante a aquisição em conjunto com um alicate corta tips.

Corta tips

O corta tips é uma mistura de tesoura com alicate que, como o próprio nome diz, tem como principal função cortar as tips de maneira segura e imediata, para ajustar ao tamanho desejado pela pessoa em quem estão sendo aplicadas as unhas. Também ajuda a desenhar diferentes modelos de unhas em gel, como as unhas ovais por exemplo, facilitando o corte das pontas a partir do formato quadrado.

Desidratador

As unhas naturais contém uma oleosidade natural do corpo, que serve principalmente como proteção e hidratação. Mas para as unhas de gel, essa oleosidade dificulta a aplicação e faz com que o gel não atinja a aderência necessária para ser aplicado. Por isso, é necessária a aplicação de um desidratador de unhas no início do processo.

Primer e gel trifásico 

Os preparadores de unhas são responsáveis por garantir mais proteção, cor e brilho para as unhas em gel. O primer funciona como um aderente para o gel de unha, evitando com que ele se desprenda da unha natural.  

O gel trifásico conta com três camadas: uma para base, outra para a modelagem e uma última para a finalização. Ao serem sobrepostas, elas formam uma única camada de gel para alongamento das unhas, resistente e brilhante. Ele é o principal responsável pelo visual final das unhas em gel na forma como as conhecemos. 

Lixa de unhas, lixadeira e brocas

Para que as unhas de gel fiquem com a aparência o mais natural possível, é necessário que as unhas naturais, as tips e as camadas de gel sejam niveladas entre si, e a lixadeira e as diferentes brocas permitem que esse nivelamento seja feito de maneira mais precisa.

Já as lixas para unhas de gel permitem que as unhas sejam moldadas no formato e tamanho desejado, além de ajudar com um dos passos preparatórios, deixando as unhas naturais mais porosas e prontas para receberem o gel com mais aderência. 

Pincéis para unhas de gel

Os pincéis são as principais ferramentas usadas na aplicação das camadas de gel, já que a maioria dos géis disponíveis no mercado vem em formato de pote. Além disso, os pincéis também servem para a realização de diferentes técnicas de pinturas e decoração, característico das unhas de gel decoradas mais bonitas.

Cleanser 

Após a exposição aos raios UV na cabine de LED, a pele das mãos perde água, se tornando mais seca. O cleanser surgiu como uma solução feita para recuperar a hidratação e elasticidade natural da pele depois da aplicação das unhas em gel.  

Óleo de cutículas

Por fazerem parte das nossas defesas naturais, as cutículas desempenham uma função muito importante na proteção da pele ao redor das unhas, evitando a entrada de fungos, vírus e bactérias.  O óleo de cutículas facilita a limpeza das cutículas, além de hidratá-las, proporcionando unhas de gel mais bonitas e bem cuidadas.

 

Como tirar unhas de gel

Recorrer a métodos caseiros, como remover as unhas de gel com acetona ou outros produtos químicos é um grave erro cometido por quem tem unhas de gel

Além de ineficazes, estas soluções podem comprometer a aparência das unhas em gel, alterando sua tonalidade original, e também podem danificar as unhas naturais. A retirada manual também não é recomendada. 

Ao tentar retirar as unhas artificiais manualmente, você pode prejudicar e enfraquecer suas unhas naturais, pois ao tentar remover o gel, as camadas superficiais das unhas também podem ser removidas acidentalmente.

Quando sua estrutura é comprometida, a unha natural fica exposta a ação de agentes infecciosos que podem causar inflamações e, em casos mais graves, a sua perda completa, tornando praticamente inviável o uso das unhas em gel. 

Por isso, a retirada das unhas em gel sempre deve ser feita por uma profissional qualificada e com experiência, para que ela possa ser feita com segurança e preservando a integridade das unhas naturais.

 

Vantagens e desvantagens das unhas de gel 

Apesar de possuírem uma série de vantagens, a unha de gel, assim como qualquer outra técnica de unha postiça, também possui suas desvantagens. 

Entretanto, se colocarmos estes dois fatores numa balança, percebe-se que os benefícios por trás das unhas em gel se sobressaem, fazendo com que a sua aplicação e investimento valha muito a pena. 

 

Principais vantagens das unhas de gel

A primeira vantagem estética por trás da aplicação das unhas postiças de gel está relacionada a preservação estética das unhas naturais, que mesmo após a aplicação do gel, continuam com seu aspecto natural, só que muito mais resistente a rachaduras e quebras futuras. 

Além de ficarem bonitas e brilhantes por muito mais tempo, as unhas de gel fortalecem e protegem as unhas naturais, contribuindo para sua preservação contra o ressecamento, muito frequente e comum durante as baixas temperaturas.

Outra vantagem é em relação às unhas de gel naturais está na preservação da cutícula, que apesar de incomodar muitas mulheres, possui uma função muito importante tanto na proteção da pele ao redor das unhas das mãos quanto das suas respectivas raízes. 

Essa camada de tecido liso, quando retirada, favorece a entrada de microrganismos nocivos à saúde e o surgimento de inflamações, que, em casos mais graves, podem causar a perda definitiva das unhas, inviabilizando a posterior aplicação das unhas de gel

O aspecto brilhante das unhas em gel também é outro fator que torna esses tipos de unhas postiças mais práticas para uso no dia a dia: os esmaltes duram por muito mais tempo em sua superfície, diminuindo os gastos frequentes com reaplicações. Além disso, também é possível incluir decorações e desenhos diretamente no gel, como os modelos de unha de gel encapsuladas, excluindo até mesmo a necessidade dos esmaltes.

 

Desvantagens das unhas de gel 

Como nem tudo são flores, as unhas postiças em gel também possuem suas desvantagens. A primeira delas é o valor cobrado por profissionais especializados pelos procedimentos de aplicação, manutenção e reparos mensais. Portanto, é importante colocar no papel todos os custos envolvidos com o processo. 

Como precisam de manutenção a cada 15 ou 20 dias, as unhas de gel passam por processos, que mesmo feitos por uma manicure profissional, ainda assim agridem a unha natural que está por baixo da unha em gel. 

Quando usadas com frequência maior do que a habitual, tanto a broca quanto a lixa de unha, responsáveis por deixar as unhas postiças de gel sempre niveladas e alinhadas, podem enfraquecer as unhas naturais, deixando-as mais fracas e quebradiças.

Além disso, por ficarem fixas nas unhas naturais, as unhas de gel só podem ser removidas pelo profissional responsável pela aplicação destas unhas artificiais, que possui os equipamentos adequados para uma remoção segura e tranquila - e esse gasto também deve ser considerado, para que o procedimento não prejudique as unhas naturais a longo prazo.