PALITOS

Filtrar

Limpeza a finalização: tudo sobre os palitos para unhas

Na hora de fazer as unhas, seja como profissional ou em casa, o acabamento é uma das partes mais importantes: ele assegura que a esmaltação fique perfeita e que o resultado final seja bonito e elegante. E uma das ferramentas mais úteis na hora de fazer esse acabamento perfeito é o palito para unhas! Ele ajuda a limpar o excesso de esmalte dos cantinhos, deixando o esmalte realmente apenas nas unhas e finalizando a esmaltação.

Mas nem sempre o uso do palito é fácil: existe um jeito certo de manipular a ferramenta para o melhor uso, e fazer esse processo de qualquer jeito pode levar à borrões no esmalte e até mesmo machucar a região das cutículas e da pele em volta das unhas.

E se você quer saber como escolher o melhor palito para as suas necessidades específicas, conte com a Casa das Unhas! Continue lendo e confira.

 

Escolhendo o palito ideal

Quando falamos de palito de unhas, existem dois principais tipos: os de madeira e os de metal. As diferenças entre os dois são poucas, mas são essenciais na hora de decidir qual o melhor palito para limpar as unhas.

O palito para unhas de metal é um pouco mais pesado e afiado que o de madeira, e por isso, é melhor para uma mão mais firme e com experiência de uso. Ele pode ser esterilizado em autoclave, e por isso, é o mais indicado para uso profissional. A maioria dos palitos de ferro para unhas vem com um lado liso, para a remoção direta do excesso de esmalte, e um lado com ranhuras para uso com algodão embebido em removedor de esmaltes ou acetona, para a limpeza final, facilitando o velho dilema de como enrolar o algodão no palito de unha.

O palito de unha de madeira é geralmente feito da madeira da laranjeira, e é mais leve e um pouco menos preciso, mas não menos eficiente. É ótimo para o uso em casa, já que não exige tanta experiência de uso para ter um bom resultado. Para uso profissional, o ideal é que o palito seja descartado após cada uso, já que ele pode carregar bactérias, vírus e fungos de uma pessoa para a outra. Geralmente, os palitos de laranjeira para unha vem com uma ponta fina, para a limpeza, e uma ponta chanfrada, que pode ser usada na hora de empurrar as cutículas.

 

Dica preciosa

Na hora de utilizar o palito para limpar unhas, não tem jeito: só a experiência garante bons resultados. Por isso, é importante treinar sempre e pegar o jeito da força e do movimento do palito aos poucos, mesmo com alguns errinhos pelo caminho.

Mas existe uma dica simples que ajuda, e muito, para deixar a limpeza e acabamento das unhas com o palito muito mais fácil: a hidratação.

Uma pele hidratada naturalmente é mais macia, o que faz com que o palito deslize mais facilmente e não “trave” em pontos específicos. Então, seja nas suas próprias mãos ou nas mãos de suas clientes, capriche no hidratante - pode ser de qualquer marca ou cheiro, é só escolher o seu favorito - e veja como o uso do palito vai se tornar muito mais fácil.

 

Não se esqueça da limpeza ou descarte

Na hora de fazer as unhas, é essencial se assegurar que todos os materiais que serão utilizados estejam devidamente limpos e esterilizados, seja em casa ou na manicure. E isso também inclui os palitos!

No uso doméstico, a limpeza com álcool é o suficiente, já que as ferramentas não são compartilhadas entre várias pessoas. Para usos profissionais, os palitos de metal, assim como os outros materiais, devem ser esterilizados na autoclave entre usos em diferentes pessoas, seguindo as instruções do fabricante do aparelho. Já os palitos de madeira devem ser descartados a cada nova cliente.

Essas medidas de higiene garantem a segurança e a saúde de todos e evita a transmissão e proliferação de vírus, bactérias e fungos.

Na Casa das Unhas você encontra tudo o que precisa para ter e fazer unhas lindas! Continue navegando pelo nosso site e confira nossas opções e ofertas.