ALICATES

Filtrar

Alicate: item essencial na hora de fazer as unhas

O alicate de unha é, sem dúvidas, uma das ferramentas mais importantes na hora de fazer as unhas, tanto para profissionais quanto para quem prefere fazer as unhas em casa. E por ser uma ferramenta tão importante, ele exige cuidados especiais, principalmente de limpeza, manuseio e manutenção, para que ele sempre ofereça os melhores resultados e dure por bastante tempo.

 

Como escolher o alicate ideal

Se engana quem pensa que alicate “é tudo a mesma coisa”, pois não é! Existem diversos tipos de alicates diferentes, e cada um deles se adapta melhor com um tipo de tarefa, de acordo com sua função e tamanho.

O alicate tip clip foi criado especialmente para cortar com precisão as chamadas “tips”, que são as unhas postiças utilizadas em várias técnicas de alongamento de unhas. O formato específico desse cortador de unhas postiças corta as tips no tamanho exato desejado, e não causam rachaduras nem quebra, possibilitando um processo de alongamento rápido e eficiente, e um resultado incrível. 

Quando falamos de alicates de cutícula, também existem diferenças entre um modelo e outro. Os modelos de cabo mais curto, como o alicate Mundial 522, são ideais para uso doméstico, já que são fáceis de manusear e segurar, e apesar de bem afiados, são um pouco menos pontudos que os modelos profissionais, e não exigem uma mão tão treinada para alcançar resultados ótimos na remoção das cutículas. Os modelos domésticos geralmente não podem ser esterilizados em estufa ou autoclave, e por isso, são recomendados para uso por apenas uma ou duas pessoas de maneira segura.

Os alicates mais precisos são modelos desenvolvidos especialmente para profissionais, já que exigem um certo grau de manuseio e destreza para que sejam utilizados sem causar machucados e acidentes nas cutículas e unhas. Um dos modelos mais famosos nessa categoria é o alicate Mundial 722, conhecido por sua alta qualidade e durabilidade. Esses modelos podem ser esterilizados em autoclave ou estufa sem enferrujar, já que são geralmente feitos de aço inox resistente.

Outro modelo de alicate de unha profissional também muito conhecido é o alicate Mundial 772. Ele é muito similar ao modelo 722, mas sua principal diferença é no cabo: o alicate 772 tem o cabo mais alongado e proporciona mais firmeza na hora de segurar. Porém, não são todas as mãos que se adaptam ao tamanho do cabo.

 

Empurrador de cutículas

A espátula de empurrar cutícula, ou só empurrador de cutícula é um acessório que pode ser considerado o “melhor amigo” do alicate, não importa qual modelo seja o seu preferido. Seu nome já entrega a função: ele serve para descolar as cutículas das unhas e empurrá-las, possibilitando o corte com o alicate de maneira precisa e eficiente. 

Assim como a maioria das ferramentas, quando utilizado para uso profissional é imprescindível que eles sejam esterilizados em estufa ou autoclave, e por isso, os modelos de aço inox são os mais indicados.

 

Como cuidar do seu alicate

Os alicates não vem amolados ou afiados de fábrica, e por isso, é necessário levá-los a um afiador profissional, que deixará o alicate pronto para uso sem danificá-lo.

Uma das dicas mais importantes para o cuidado do seu alicate é sobre sua função: alicates de cutícula são apenas para cutículas, e assim por diante - usá-lo para outras tarefas pode danificar sua estrutura e até mesmo inutilizar a ferramenta.

Para não diminuir a durabilidade dos alicates, é essencial que a esterilização seja feita da maneira correta, seguindo as orientações dos fabricantes do alicate e da estufa ou autoclave. Além de ser uma maneira de cuidar da sua ferramenta, também é uma medida muito importante de segurança para profissionais e suas clientes. Para quem usa o alicate apenas em casa, essa limpeza pode ser feita com água e sabão comuns, e depois com um pouco de álcool 70%.

Se você sente que seu alicate está ficando um pouco rígido na hora de abrir e fechar, é indicada a aplicação de óleo lubrificante, para melhorar o movimento e facilitar a remoção das cutículas. Produtos específicos para máquinas ou para aço inox são os mais indicados, e basta aplicar uma única gotinha e movimentar o alicate para que o líquido penetre bem no mecanismo.

Agora que você já sabe como qual é o alicate ideal para você e como cuidar dele, basta escolher o seu modelo preferido aqui na Casa das Unhas! Aproveite nossas condições de pagamento especiais e não deixe de conferir o resto do nosso catálogo, com tudo que você precisa para unhas bem feitas e incríveis.