ÁLCOOL EM GEL

Álcool em gel: efetividade, tipos de álcool e seus benefícios para as mãos

Manter as mãos limpas é essencial para uma boa saúde. Isso porque, as mãos são um dos principais pontos de contato entre vírus e bactérias com partes do nosso corpo, como boca, olhos e nariz. Portanto, lavar as mãos com frequência é suficiente para combater inúmeras doenças.

Outra alternativa considerável é o uso de álcool em gel antisséptico. Se você ainda não incluiu um frasco de álcool em gel na sua lista de compras recorrentes, depois de conhecer os seus benefícios, com certeza vai entender as vantagens de sempre ter esse item em casa, na bolsa e no trabalho.
 

Efetividade do álcool em gel

O álcool em gel é eficaz dependendo de alguns fatores, incluindo a maneira como o produto é aplicado, a quantidade utilizada e a fragrância. Em geral, se passados em toda a superfície das mãos e dos dedos por um período de 20 segundos, deixando os resíduos secarem completamente no ar, pode reduzir de maneira mais efetiva o número de bactérias, fungos e vírus. Contudo, é importante saber que o álcool em gel funciona somente quando as mãos não estão com muita sujeira ou engordurada.
 

Entenda os tipos de álcool em gel

Independentemente de ser líquido ou em gel, o álcool 70% é eficiente contra os germes. Isso porque, por exemplo, em 100 ml de produto, 70 ml do conteúdo é composta por álcool etílico, enquanto os 30 ml restantes é constituído por água e outros componentes.

Embora o resultado seja o mesmo, sua versão líquida pode escorrer e não atingir todos os cantinhos, conforme o necessário. Por isso, o álcool em gel é mais indicado para a limpeza das mãos, já que tem a textura semelhante a um hidratante facilita o alcance de todos os pontos das mãos.

Outro tipo de álcool que existe no mercado é o 46%. Contudo, como a quantidade de álcool é baixa, não é tão eficiente na hora de combater os vírus, uma vez que eles quais possuem uma camada de gordura que ajuda o microorganismo a fixar na nossa pele.

Já o álcool 96%, evapora tão rápido que não dá tempo de eliminar vírus e bactérias. Ainda que ofereça uma sensação de gelado, não gera o efeito necessário. Além disso, o álcool muito concentrado reduz a hidratação da pele maneira acelerada e pode irritar suas mãos.
 

Benefícios do álcool em gel

1. Elimina germes da pele

Isso não deve ser uma surpresa, não é mesmo? É incrível como o álcool em gel para limpeza das mãos pode ser tão eficaz, uma vez que foi fabricado para matar todos os germes. Quando usado adequadamente, o álcool em gel antisséptico pode eliminar 99,9% dos vírus e bactérias da sua pele.

2. É mais conveniente

Nas situações em que você precisa lavar as mãos, nem sempre haverá água e sabão disponível. Portanto, você pode deixar um frasquinho de álcool em gel pequeno armazenado no carro ou na bolsa para quando quiser lavar as mãos e não conseguir encontrar uma pia. Além disso, se o seu local de trabalho não tem um dispenser de álcool em gel, ter um frasco próximo a você é essencial não só para a sua proteção, mas para diminuir a propagação de germes para outras pessoas no ambiente.

3. Reduz os riscos de doenças

Especialmente durante a temporada de gripe, minimizar sua exposição aos germes de outras pessoas é crucial para sua saúde. Quando você reserva um momento para higienizar as mãos algumas vezes ao longo do dia, reduz as chances de ficar doente. Mesmo uma rápida ida à casa de um amigo ou a uma loja pode expor seu organismo a inúmeros vírus e bactérias que podem causar resfriado, gripe ou outras doenças. Por isso é importante manter as mãos o mais limpas possível.

Existem muitos benefícios do álcool em gel para as mãos. Sem dúvida, o uso regular deste produto ao longo do dia aumentará sua limpeza e sua saúde. Sem contar que você também pode levar seu frasquinho para todos os lugares com você!